quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

#1 Os Delírios de Consumo de Becky Bloom, da Sophie Kinsella

Pense em um livro que você já leu várias vezes. Pense na felicidade que sentiu quando o comprou. Mais do que isso, pense na felicidade de comprar vários livros juntos, e depois ficar admirando-os na sua estante. É assim que Rebecca Bloom se sente quando compra roupas.

Trabalhando como uma jornalista em finanças, – assunto do qual ela nem gosta – Becky ironicamente não sabe administrar o próprio dinheiro. A felicidade para ela seria um cartão de crédito sem limites. portanto, sai comprando em tudo quanto é loja, e não pode ver uma placa dizendo “LIQUIDAÇÃO”, que já quer logo gastar. É claro que, quando a fatura finalmente chega, ela quase tem um ataque de nervos.

É assim que a história começa: Becky amedrontada e encarando a fatura de um de seus milhares de cartões seu cartão VISA e não conseguindo acreditar em como gastou quase 1.000 libras. Alguém deve ter roubado seu cartão. Alguém com certeza deve ter roubado seu cartão.

Mas não roubou, e, quando finalmente cai em si, Becky se vê disposta a economizar dinheiro. Até chega a comprar um livro sobre o assunto, dando todas as dicas para entrar em um regime frugal. O problema é que essa missão parece quase impossível, e ela logo se vê gastando tudo outra vez. Como se não bastasse, ninguém sabe a real situação em que ela está, já que Becky esconde seus problemas financeiros de todos: seus pais, seus vizinhos e sua melhor amiga Suze. Todo mundo acha que ela é uma grande guru das finanças, mas ela sabe a verdade: está endividada até a morte.

No meio dessa encrenca, ainda sobra espaço para romance: Becky vive se encontrando com Luke Brandon em coletivas de imprensa. Ele é o típico empresário rico, bonito e bem-sucedido. Ela não admite nem para si mesma, mas tem uma grande queda por ele, mesmo achando que ele não a aprova. Além disso, vive fazendo rixa com uma das funcionárias dele, Alicia, com quem não simpatiza desde o começo.

A melhor coisa para mim foi ver as desculpas que a Becky inventa para não se encontrar com seu gerente de banco: perna quebrada, febre ganglionar, o cachorro que morreu... ela é assim,  criativa a ponto de ser engraçada. É também o tipo de pessoa que sempre procura não magoar os sentimentos dos outros. Isso a leva a deixar a sinceridade de lado em vários momentos, o que sempre a coloca em confusões e saias justas. São muitas as situações engraçadas pelas quais ela passa. Por ser em primeira pessoa, é possível se sentir íntima e muitas vezes no lugar da personagem, podendo entender de verdade sua maneira de pensar.

A leitura do livro é bem fluida. Você fica se perguntando o tempo todo como a Becky vai fazer para pagar todas as dívidas que acumula, e a expectativa pelos acontecimentos faz com que se virem dezenas de páginas sem nem perceber. A diagramação é excelente, com letras fortes (nas fotos ela saíram bem mais claras), bem visíveis e de bom tamanho. Por isso, não é dificuldade nenhuma ler a história toda em três dias – ou menos, caso haja tempo. As páginas são brancas, mas só me incomodaram mesmo quando fui ler ao sol. Já a capa, não há muito o que dizer: é a do filme e eu a adoro.

*** BÔNUS: Com esse livro, você definitivamente vai conhecer vários e vários nomes de marcas de roupas. Repito, vários mesmo.


Ficha técnica
Título original: The secret dreamworld of a shopaholic
Autora: Sophie Kinsella
Publicado em: 2000
Quantidade de páginas: 432
Editora: Record


20 comentários

  1. Eu amooo essa saga de livros! Morro de rir com as aventuras da Beck, a maior louca consumista. <3
    Eu achei engraçado porque quando li já tinha visto o filme e imaginei que fosse fica cansativo, e não ficou! Me apaixonei ainda mais pelos personagens e a história. A Sophia escreve de um jeito que quando você o livro acabou. hahaha

    Beijos, Chris Pereira
    http://blogdontstop1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade!! No meu caso, li os livros pela primeira vez muito antes de ver o filme, e quando finalmente assisti achei bem diferente, mas mesmo assim gostei. A Becky é uma personagem super engraçada, também morro de rir com as histórias dela *o*

      Excluir
  2. Eu tô doida por esse livro! Beijos

    www.brilhoeestilo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Kassia! Me conta o que achou quando conseguir ler ;)

      Excluir
  3. Que legal, não sabia que tinha livro. Já assisti o filme várias vezes e amooo. Tenho um blog também. Dá uma olhadinha e comenta também. Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Estela! O livro vale muito a pena, se você gostou do filme, tem muitas chances de curtir o livro também :3 Qual o link do seu blog, pra eu poder fazer uma visitinha?

      Excluir
  4. Nossa, nunca tinha visto o livro. Já vi o filme umas milhares de vezes, mas não conhecia o livro. Vou ler com certeza!! Seu blog é lindo, já segui ;))
    vickyvaleriano.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Os livros são maravilhosos, embora eu ame o filme, prefiro muito mais os livros. Um beijo!!

      Excluir
  5. Eu sempre soube que o filme tinha originado de um livro, mas nunca fui atrás para conhecer melhor, vou procurar e adicionar a minha lista :) Ótima resenha, beijos!

    www.tobemzen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, depois que fiz esse post é que fui descobrir que a maioria das pessoas conhece melhor o filme! Hahaha. Muito legal ver que várias estão se interessando agora. Espero que você goste do livro também :D

      Excluir
  6. Oi linda, como vai?
    Eu já te disse no outro post que apesar de não ser bem meu gênero, tenho uma curiosidade em relação a esse livro. Acho que você vai acabar me convencendo a lê-lo em? Haha Enfim, eu esperava uma história super fútil, mas aparentemente ela é bem mais que isso. O que me deixa feliz e mais confiante para ler. Assim que eu ter um $tempinho$ sobrando, vou pegar para ler e te conto o que achei. :) <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha!! Sabe, em alguns momentos parece que a Becky se importa mais com dinheiro e roupas do que tudo, mas ela demonstra que não é bem assim, por ex: quando ela monta uma lista de tudo o que faria se ganhasse na loteria, a família e a amiga vêm em primeiro lugar. Ou seja, é um livro de patricinha sim, mas não chega a ser tão superficial. Me conta sim o que achou quando tiver um $tempinho$ pra ler :D

      Excluir
  7. Eu adoro o filme, agora fiquei curiosa pra conhecer o livro!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carol!! Espero que você conheça o livro sim, e que goste bastante. Um beijo!!

      Excluir
  8. Eu amoooo o filme e quero muito ler a coleção dos livros! Deve ser sensacional!
    Ah, estou completamente hipnotizada de amor por esse blog <3
    Beijooos

    www.gemices.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwn, obrigada!! Também amo o filme, recomendo MUITO você ler a coleção, ainda mais por ter gostado tanto do filme. Espero te ver por aqui mais vezes. Um beijo!!

      Excluir
  9. love this post ! your blog is great ! wish you all the best

    I would like you to invite on my blog and maybe you would like to follow each other? If yes just follow me and let me know i will do the same asap ! take care

    www.madamedaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank you! I wish you all the best too! I'm gonna visit your blog and if I like it I will follow! XOXO

      Excluir
  10. Eu amo essa série, só falta eu ler o ultimo, acho que toda mulher se identifica com a Becky. O filme também é divertido.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto bastante do filme! Dos livros, apenas não li os dois últimos, pois já tinha lido os outros antes de finalmente comprar a coleção. Agora estou tendo a oportunidade de ler todos. Muito legal que você também gosta *o*

      Excluir

Design criado por Thaís Maria. Todos os direitos reservados.