domingo, 20 de dezembro de 2015

Fui bloqueada pelo Facebook?!

Um dia antes de esse post ser escrito, eu fui bloqueada pelo Facebook. Nesse caso, não foi uma pessoa que estava de saco cheio de mim e decidiu me bloquear, mas sim a própria rede social que me impediu de realizar algumas ações. Caso você esteja lendo essa postagem e não sabia que isso era possível de acontecer: sim, é. E existem sérios motivos para você se prevenir e evitar que o mesmo venha a acontecer com você.

Primeiro de tudo, por que o Facebook bloqueia as pessoas?
São inúmeros motivos. Comentários, mensagens e postagens em quantidade exagerada, solicitações de amizade enviadas a vários desconhecidos, - e conhecidos também - algum comentário que você fez e alguém achou ofensivo, ou uma denúncia porque acharam que você estava sendo chato... Nesse meio, sobra espaço também para os links externos vindos de blogs, sites, outras redes sociais e páginas dentro no próprio Face, que podem ser identificados como spam pelo sistema. Basicamente, a quantidade exagerada de ações pode levar ao bloqueio. Esse limite, no entanto, é algo que ninguém ainda sabe responder.

De que maneira posso ser bloqueado?
Você pode ser bloqueado de postar e comentar em páginas, grupos, enviar mensagens e solicitações de amizade ou até mesmo de postar e compartilhar no seu próprio mural. Você também pode ter o seu perfil bloqueado devido ao sistema achar que você se trata de um fake. No meu caso, eu provavelmente fui bloqueada por compartilhar o link aqui do blog em vários grupos (80 e poucos grupos, se não me engano), mesmo eles sendo próprios para a divulgação de sites. Esse bloqueio agora me impede de postar e comentar em grupos por um determinado tempo.

E quanto tempo dura esse bloqueio? É possível revertê-lo?
Depende. O bloqueio pode durar apenas um ou dois dias, mas também pode durar uma semana, quinze dias, um mês ou até dois meses. Através desse link, é possível saber até quando você estará bloqueado. Agora, caso ache que tenha sido injustiçado, você pode acessar esse outro link e contatar a equipe do Face, explicando seus motivos para isso. Infelizmente, não é possível reverter a situação. No momento em que soube que tinha sido bloqueada (dia 19/12/2015), mandei a minha mensagem para eles, mas até agora não obtive resposta. Porém, não custa nada tentar...

Ser bloqueado(a) é algo bem chato e complicado de ser resolvido. Pode até prejudicar, principalmente se você tem o costume de divulgar seu trabalho através da rede social. No entanto, o máximo que pode ser feito (além de contatar a equipe) é aguardar o final do prazo, evitando realizar muitas ações. Tenha sempre em mente que o que costuma levar ao bloqueio é o exagero nessas ações, por isso meça a quantidade de curtidas, compartilhamentos, comentários, postagens e até mesmo solicitações de amizade para não passar por isso (seja essa a primeira vez ou não).

OBS.: Lembre-se que Facebook é muito doido, portanto, existem pessoas que fazem tudo o que mencionei no post e nunca foram bloqueadas, enquanto há outras que nunca fizeram nada disso e acabaram sendo. Porém, é comprovado que o bloqueio pode acontecer, sim (como aconteceu no meu caso), então não custa nada se prevenir.

Para mais dicas, leia esse post do site Protscon.


Nenhum comentário

Postar um comentário

Design criado por Thaís Maria. Todos os direitos reservados.