sábado, 10 de outubro de 2015

Como lidar com a falta de tempo?

Nunca me dei bem com rotinas, mesmo sabendo que é o melhor para mim. Me empenho bastante no começo, mas depois a única vontade é de arrancar todos os cabelos da cabeça. Quando é semana de provas, estudo muito bem para as matérias que vêm primeiro, mas as que ficam por último... essas sofrem. Parece que algum mecanismo no meu cérebro apita: “só trabalho, só trabalho, só trabalho” e não sai. Daí eu assisto um filme. E fico no computador. E leio um livro. E vejo um episódio de uma série. E vou dormir tarde. E acabo estudando meia hora antes da prova.

Não é nenhuma surpresa o resultado ruim que vem depois, né? Afinal, eu fiz por merecer. Mas foi na tentativa de reverter isso que comecei a pensar em uma solução.

Pense em algo do seu dia que você faz sempre, mesmo sabendo que é desnecessário. No meu caso, uma dessas atividades seria ver muitas postagens no Face, incluindo os comentários. Até hoje isso não me ajudou muito, além de não ter me deixado feliz. Eu ficaria muito melhor vendo um filme sobre o qual eu poderia escrever depois, ou conversando com quem está comigo dentro da minha própria casa. Entrar em “tretas” nunca valeu a pena, mas já prejudicou nos estudos. Isso e as constantes visitas aos sites de fofoca.

Tudo isso é diversão? É. Mas no meu caso estão mais para vício, e não o que realmente gosto e que me deixa feliz. O que me leva à seguinte pergunta: “É falta de tempo, mesmo, ou sou eu que não estou sabendo aproveitá-lo?”

Quando você está trabalhando, você se empenha ou demora muito para avançar? Vive se distraindo com outras coisas? Pois é, o erro também pode ser esse. Já parou para pensar que tudo seria mais fácil se você terminasse suas obrigações em pouco tempo? Assim, daria para relaxar e fazer o que você quiser. Agora, se você está trabalhando demais, o conselho é outro: que tal diminuir o ritmo, ou até cair fora? A ideia pode parecer absurda, mas é verdade: sempre é possível sair da situação em que estamos. Se você já viu O Diabo Veste Prada, deve saber o que a personagem fez no final: se demitiu, e com razão! Pode ser chato perder um, dois ou até dez anos em algo que está nos deixando infelizes, mesmo que o dinheiro seja bom. O pior mesmo é perder a vida inteira.

Espero que essas dicas tenham ajudado. Afinal, na maioria das vezes, nós mesmos podemos reverter nossa falta de tempo. Além do que já foi dito, também seria interessante ver em que condições você está trabalhando, se o local é tranquilo ou se, caso não seja, como pode melhorá-lo ;)


4 comentários

  1. Nossa, adorei muito essas dicas, ando muito sem ritimo pra me reorganizar depois que comecei a trabalhar, mas meu unico motivo pra não ter tempo é: Meu expediente é no meio da tarde. Assim, nao saio pra lugar algum e fico em casa. Beijos, adorei o post.

    Euablogueirapobre.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Também costumo ficar a tarde inteira ocupada, pois é nesse horário que estou na escola. Parece que o tempo passa voando depois que a gente chega em casa, né? rs Então, as dicas que coloquei no post são as que sempre tento seguir pra aproveitar ao máximo esse tempo que sobra após as aulas. Talvez elas também te ajudem bastante :)

      Excluir
  2. Amei esse post! Eu vacilo muito ficando no celular enquanto poderia estar me arrumando e tal, ou fazendo outras coisas... Por exemplo, eu sempre tomo café no trabalho porque acho que em casa não dá tempo, mas esse texto me fez perceber que o tempo que eu gasto no celular eu poderia gastar tomando café e poupando mais tempo no trabalho! UFA :) Valeu Thai, beijinhos

    irianneveloso.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!! Eu fiz esse post justamente porque percebi várias coisas que eu estava fazendo durante o dia e que estavam me atrapalhando, mesmo que parecessem inofensivas... É muito bom ver que essas dicas ajudaram você :D Um beijo!

      Excluir

Design criado por Thaís Maria. Todos os direitos reservados.