sábado, 1 de agosto de 2015

Sobre o filme: Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

E aí vem agosto, com mais uma indicação de filme aqui no blog \o/ Dessa vez vim para falar de um nacional. Antes de começar a torcer o nariz, saiba que esse filme é bom. E é através desse post que eu vou tentar te convencer a querer assisti-lo ;)

Já começo avisando que esse definitivamente não é um filme para a família tradicional brasileira. A história de Leonardo, um adolescente cego, traz também o assunto da homossexualidade. Sofrendo bullying dos colegas por ser diferente e ter que usar uma máquina de escrever na sala e aula, ele conta apenas com a melhor amiga Giovana, até que um aluno novo aparece no colégio. Após a chegada de Gabriel, Leonardo começa a descobrir sentimentos que nunca havia experimentado antes, e sonha com o primeiro beijo. Ao mesmo tempo em que isso acontece, há o ciúme da melhor amiga, que começa a se sentir deixada de lado no momento em que Gabriel e Leonardo fazem amizade.

Por conta de sua deficiência física, os pais de Leonardo são superprotetores e não deixam o garoto fazer praticamente nada sozinho. Ele precisa de ajuda para ir e voltar da escola, para visitar algum parente e coisas simples como uma viagem com os amigos estão terminantemente proibidas. Por mais que seja a função dos pais zelar pelo filho, Leonardo se sente sufocado e impotente, com a sensação de estar sempre sendo tratado como um bebê. Em meio a tudo isso, ele deseja fazer um intercâmbio e ir para longe, na esperança de conseguir um pouco de liberdade.

O filme passa muitas mensagens, mas creio que a maior delas seja: os deficientes visuais são pessoas normais. É algo que parece uma grande obviedade quando é escrito assim, ou dito em voz alta, mas a verdade é que muitas vezes fica no inconsciente que as pessoas que possuem essa condição não levam uma vida normal. Não agem como as outras pessoas, não sentem raiva, alegria, medo, desejo, não dançam, não fazem loucuras. Diferentemente do que muitos pensam, são pessoas como todas as outras, apenas veem o mundo de outra forma.

É uma história que veio para quebrar preconceitos, contada de uma maneira linda e delicada, com as inúmeras descobertas da adolescência. Me identifiquei com o desejo de liberdade do Leonardo e adorei ver a maneira como o Gabriel e a Giovana se dedicavam a ele, vendo-o como alguém especial e não como uma pessoa da qual se deve sentir pena. Assisti o filme por recomendação de um amigo e me surpreendi. De tão bem feito, ele chegou a ser premiado tanto dentro quanto fora do Brasil. Um detalhe que merece destaque são as atuações, que achei incríveis, e a trilha sonora que também gostei muito (difícil assistir e tirar a música There's Too Much Love da cabeça).

Creio que os filmes nacionais estão atingindo outro nível, que muita gente duvidou que algum dia pudesse chegar. Particularmente, eu já gostava de alguns dramas produzidos aqui no Brasil, mas Hoje Eu Quero Voltar Sozinho foi de todos o que mais me tocou. Sabe, dá orgulho ver um filme tão bonito desses e saber que ele veio daqui, abrindo portas para que outros tão bons apareçam. Espero que tenham gostado da recomendação de hoje <3

Elenco:
Ghilherme Lobo como Leonardo
Fabio Audi como Gabriel
Tess Amorim como Giovana
Isabela Guasco como Karina


12 comentários

  1. Eu adoro filmes nacionais, este é um dos filmes que estão na minha lista inconciente de filmes nacionais que eu gosto. Eu assisti o curta que deu origem esse filme, vale a pena ver o curta também.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Ainda não vi o curta, mas fiquei bastante interessada. Esse filme também está na minha lista de filmes nacionais favoritos <3

      Excluir
  2. Nossa que filme massa, tipo é bem real assim né , e esse novo amigo do Leo é bem legal né. Beijos
    https://www.youtube.com/watch?v=xWhd16rsedU

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal sim, Eduarda! Se puder, assista, pois vale a pena ;)

      Excluir
  3. Quero muuuito ver o filme, já até adicionei na lista de filmes para agosto!!
    Adorei o blog, sucesso!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! \o/ Esse filme é muito bom, espero que você goste dele quando for assistir <3

      Excluir
  4. Esse filme é lindo. Gostei tanto quando assisti, me tocou de várias maneiras. Tem muita gente que conhece só os filmes superficiais do cinema brasileiro e sempre falam que a qualidade é horrível, mas engolem aqueles clichês norte americanos. O cinema brasileiro, o real cinema brasileiro, tem muita qualidade e esse filme é a prova disso, assim como tantos outros. Ótima resenha Thaís. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você! Tem muitos filmes bons que lançam por aqui e anunciam pouco, consequentemente as pessoas assistem alguns ruins que repercutem e acham que são todos assim. Filmes como Hoje Eu Quero Voltar Sozinho deveriam ser sempre amplamente divulgados, principalmente nas redes sociais. Ele também me tocou de várias maneiras, assim como te tocou <3

      Excluir
  5. Eu já assisti, e gostei bastante.. A história é linda e traz muitas mensagens mesmo!!

    Um beijo grande
    Meu blog ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Lari! É um filme ótimo, muito legal que você também tenha gostado bastante ;)

      Excluir
  6. Eu adoooro esse filme, até já convenci alguns amigos a assistirem. Acho que todos deveriam vê-lo de cabeça aberta, e enxergar a a sensibilidade da história, e dos personagens em si, sem falar da produção que tá maravilhosa <3
    Beijos! www.tobemzen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Eu sinceramente não tinha interesse em ver no início, mas meu amigo adorou e me recomendou muito. Por fim assisti e também me apaixonei pela história. É um filme pra assistir com a cabeça aberta mesmo, pois traz vários temas que muitas vezes são tabus pra maioria das pessoas.

      Excluir

Design criado por Thaís Maria. Todos os direitos reservados.