domingo, 30 de agosto de 2015

Sobre o filme: Boyhood - Da Infância à Juventude

O filme conta a história de um casal de pais divorciados que tenta criar seu filho Mason. A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo. (fonte: AdoroCinema)
Imagina assistir um filme onde os anos vão passando e você pode acompanhar de verdade o crescimento dos atores? Seria bem mais real, não? Sem maquiagens para envelhecer, sem quaisquer truques. Apenas a magia do tempo. Boyhood é assim, e creio que é o que torna a história ainda mais real. Afinal, foram doze anos de filmagem.

Tanto o enredo quanto as cenas são bem família mesmo, mostrando a convivência de Mason com sua mãe, pai, irmã e outras pessoas que vão aparecendo ao longo da vida (assim como acontece na realidade, muitas delas só ficam ali por um momento e depois vão embora, seguindo outro rumo). Logo quando criança, ele presencia a separação dos pais e a consequente saída do pai para viver outro país, aparecendo para ver os filhos só de vez em quando. Enquanto isso, a mãe lutava para criá-los, retornando à faculdade e se envolvendo em relacionamentos complicados.

Não se trata de um filme muitas surpresas, mas que mesmo assim acaba despertando curiosidade. "O que vai acontecer a seguir?", foi uma pergunta que fiz muito e que sempre fazemos sobre nossas próprias vidas. Acompanhamos Mason criança, depois fazendo as descobertas da adolescência, até finalmente se formar no colégio e ingressar na faculdade. Ao contrário do que parece, nada disso acontece de maneira monótona. As cenas são bem fluidas e os anos passam bem rápido (tanto que eram poucas as cenas que o diretor gravava quando se reunia com o elenco).

Na minha opinião, "Boyhood" tinha tudo para dar errado, mas no final deu super certo. Tem essa proposta ousada de mostrar o tempo passando de verdade para os personagens, não trabalhando com a troca de atores ou maquiagem para demonstrar que os anos passaram. A filmagem é bem simples, não tem efeitos especiais nem nada do tipo, o que achei ótimo para esse filme. Creio que se fosse de outra forma, teria ficado bem estranho.

É isso, gente! Espero que tenham gostado da resenha e se interessado por "Boyhood". Adorei assistir esse filme. Recomendo ver em um dia onde não tiver nada para fazer durante 2h30min, pois é esse o tempo que ele possui. É longo, mas vale a pena. Assistam o trailer abaixo:

 
Elenco:
Ellar Coltrane como Mason
Patricia Arquette como Olivia
Ethan Hawke como Mason Sr.
Lorelei Linklater como Samantha
Zoe Graham como Sheena
Nick Krause como Charlie 

Direção e roteiro: 
Richard Linklater

8 comentários

  1. Eu achei a proposta do filme bem interessante e foi justamente isso o que me incentivou a assisti-lo! Como você falou, não dá pra esperar muitas surpresas ou reviravoltas, pois ele é um retrato da vida real, vida comum. O mais interessante foi observar a passagem do tempo e se identificar com os desafios diários que todos nós temos que enfrentar durante a vida! Parabéns pela resenha! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso! Achei o filme bem real, com uma família do tipo que se pode encontrar por aí afora. Algumas das situações que o protagonista vive têm a ver até comigo mesma, algo que gostei muito de ver. Obrigada pelo elogio à resenha :)

      Excluir
  2. Como fã dos trabalhos do Richard, assisti boyhood com muitas expectativas. Não é de se duvidar da riqueza dessa obra, mas eu não fiquei empolgada acredita? Eu sei que ele é bom, mas dei 3 estrelas porque não me chamou a atenção. :|

    Já viu a trilogia Before Sunrise, do Richard? Se não, fica a dica. É fantástico. <3

    Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti sem muitas expectativas, acho até que confundi com a sinopse de outro filme antes de assistir. Deve ter sido por isso que acabei gostando, esperava uma coisa e descobri que era melhor. Pena que pra você não tenha sido tão legal. Acho que vou assistir Before Sunrise essa semana mesmo, adorei a sua indicação ;)

      Excluir
  3. Olha eu ainda não sei o que esperar desse filme, mas pelo que li na sua postagem, eu achei a história bastante interessante, mas eu não sei quando eu vou ver. Depende do momento também. Mas vou ficar aguardando para que saia logo, porque quero saber do que se trata toda a história.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-soldier-leal-ate-o-fim.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O filme saiu no final do ano passado (apesar de a foto que eu postei estar dizendo "breve nos cinemas"). Ele tem uma proposta bem interessante mesmo, se você gosta de filmes sobre famílias, tem grandes chances de adoras esse :)

      Excluir
  4. Filmar durante tanto tempo, foi um investimento grande né, não conhecia o filme, mas saber disso me despertou curiosidade, é interessante ver os personagens amadurecerem naturalmente.

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, foi um tempo muuuito longo de filmagens, mas o elenco se encontrava algumas poucas vezes por ano. Muito legal que você tenha curtido a ideia dele. Se puder, assista!

      Excluir

Design criado por Thaís Maria. Todos os direitos reservados.