sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Já li: O Cemitério, do Stephen King

O enredo gira em torno de Louis Creed e sua família, formada pela esposa Rachel e os filhos pequenos, Ellie e Gage. O título original, "Pet Sematary" (que inclusive deu origem a uma música de mesmo nome dos Ramones) é traduzido como "Simitério de Bichos". Esse lugar, localizado em uma trilha atrás do terreno da casa nova dos Creed, no Maine, é onde as crianças enterram há gerações seus animais de estimação. A trilha que leva até lá, no entanto, é um local amaldiçoado... não pelo simitério de bichos em si, mas pelo que há além dele. Um outro cemitério, indígena, onde se reza a lenda de que os mortos enterrados acabam voltando à vida... mas não do jeito que se imagina.

Antes de "O Cemitério", eu nunca tinha lido um livro de terror. Não sei bem o motivo, já que sou louca por filmes do gênero. Desde sempre, ouço falar de Stephen King e de sua fama como o mestre do terror. E, há bastante tempo, já havia assistido o filme "O Cemitério Maldito", totalmente baseado na história desse livro.

Acontece que no ano passado eu já havia tentado ler "O Cemitério", mas parei nas primeiras páginas por não achar nada empolgante. Por um lado, foi bom que isso tenha acontecido, pois agora posso te avisar: não pare, pois o clima "paradão" é apenas no começo. Se você deixar de lado, poderá estar perdendo um melhores livros que talvez já tenha lido.

O recado é dado logo no início: o próprio Stephen King, ao escrever "O Cemitério", sentiu um grande medo, a ponto de deixar a história de lado durante um tempo. O que pode parecer a maior propaganda enganosa quando se começa a ler, em pouco tempo se mostra verdade. O livro é horripilante, daqueles em que você sente muito medo de continuar, mas ao mesmo tempo não consegue ficar sem saber o que vai acontecer a seguir.

É agonizante ver o modo como Louis se envolve com os segredos do cemitério. Segundo seu novo amigo e vizinho Jud Crandall, um velho de mais de oitenta anos que sempre morou na cidade, o poder do local é tão grande, que a pessoa se sente inconscientemente atraída a ir até ele. "Você faz isso porque a coisa se apodera de você. E inventa razões… e elas sempre parecem boas razões… Mas faz isso principalmente porque você já esteve lá em cima, aquele é o seu lugar, você pertence a ele.  Ao 'Simitério' de Bichos, e ao que jaz além…"

Confesso que morri de medo lendo esse livro, pelo amor de Deus! Mesmo já sabendo quase tudo o que ia acontecer, por já ter visto o filme (que, aliás, é bastante fiel, mas na minha opinião não chega nem perto de capturar a atmosfera de terror que o livro traz). O autor descreve tão bem os sentimentos e sensações dos personagens, além de tudo o que está acontecendo ao redor, que tive a impressão de estar lá, não apenas como observadora, mas como participante da história. Até mesmo quando estava lendo durante o dia!

Uma coisa que chama muita atenção é a antecipação de fatos. Você está lá, lendo uma passagem normal, achando que nada de mais vai acontecer, quando de repente, um aviso: "mal sabia fulano(a) que a desgraça 'x' iria chegar dali a 'z' meses". Aliás, a história é na maior parte do tempo narrada do ponto de vista de Louis. Por isso, sabemos tudo pelo qual ele passa e o que pensa, o que dá agonia, pois em muitos momentos me peguei pensando: "não faça isso!!!!", mesmo sabendo que não ia adiantar, o cara ia fazer.

Apesar do foco estar na visão do Louis, creio que o personagem principal seja o próprio cemitério. Ele é uma coisa viva, não há como negar. Está lá para tentar destruir todos aqueles que se aproximam dele, sem piedade. O que ele dá com uma mão, tira com a outra. Não se pode confiar no poder milagroso de uma terra onde os mortos saem dos túmulos, assim, sem qualquer explicação (nota: no livro, há muitas referências à Bíblia e o que as religiões dizem sobre a vida após a morte).

Se você não gosta e fica muito perturbado(a) com livros e filmes de terror, não recomendo de jeito nenhum ler "O Cemitério". Agora, se você gosta e está a fim de ler o livro de terror, leia com certeza. Vale totalmente a pena, considerei uma ótima iniciação para mim nesse universo do Stephen King. Já estou acrescentando outros livros dele aqui na minha lista, porque mesmo com medo e no final indo dormir de luz acesa, adoro o terror apavorante, de preferência com almas penadas assombrando casas e/ou outros lugares (masoquismo total, eu sei).

No final, faço das palavras do Ramones as minhas: "I don't want to be buried in a pet cemetery. I don't want to live my life again / Eu não quero ser enterrado em um cemitério de animais. Eu não quero viver a minha vida novamente."

12 comentários

  1. Oi Thaís, como está?
    Eu AMO Stephen King, já li Carrie, Torre Negra e a biografia dele. O Cemitério é uma leitura que venho querendo ler há muito tempo, mas não trabalhava então o dinheiro era escasso haha. Acho a história desse livro sensacional e as criticas são tão positivas, que não tem como não ficar com vontade de ler. Quando eu ler, venho te contar o que achei.

    Ps.: Estou lendo Golem e o Gênio e te indico! É um livro sensacional.

    Beijo lindoca!

    http://anneandcia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Anne! Assim que puder, leia O Cemitério, acho que você vai se surpreender com ele. Ainda quero ler Carrie, acho que vai ser o próximo do Stephen que vou conferir. Já vi duas versões do filme, e agora quero muito ler o livro ;) Por falar nisso, vou procurar o que você me indicou. Beijos!

      Excluir
  2. Olá, Thaís.
    Como você, eu sou apaixonada por filmes de terror, mas mesmo com essa paixão eu nunca li um livro de terror. Ao não ser Sete Ossos que eu super recomendo, me recordo que eu o encontrei na biblioteca da escola.
    Eu adorei a sua resenha e aposto que o filme é tão bom quanto o filme que foi gerado por conta do mesmo. Ansiedade está batendo muito forte e como eu estou pra ganhar bebe e vou ficar uns dias no médico vou pedir pro meu esposo ir correndo atrás desse livro.

    Beijocas,
    http://closetdascriacoes.blogspot.com.br/2015/08/dicas-de-decoracao-almofadas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Milena! Depois que escrevi esse post, me lembrei que li Formaturas Infernais há muito tempo atrás, inclusive tem um conto nesse livro que me lembra um pouquinho O Cemitério. Quanto ao livro do Stephen, recomendo ler antes de ver o filme, apesar de que mesmo se você ler depois, como eu fiz, você ainda vai ter tudo pra achar um ótimo livro! ;)

      Excluir
  3. Olá! Tudo bem?

    Eu admiro as pessoas que leem livros de terror. Sou muito medrosa pra isso!
    O mais próximo de terror que li recentemente foi Caixa de Pássaros e quase dei um treco.

    Me deu um cagaço danado lendo só sua resenha. Imagina o livro! Mas, parece ser incrível. Um dia eu tomo coragem e leio algo desse escritor.

    Beijos e até!

    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar do Caixa de Pássaros, mas não sabia que ele puxava pro lado do terror. Agora vou procurar, hahaha! Assim, Lorrane, como eu disse na resenha, pode não ser um bom livro pra quem fica muito perturbado(a), mesmo. Porém, se algum dia você não se sentir mais incomodada, leia sim, pois vale muito a pena ;)

      Excluir
  4. Eu quero muito colocar leituras do stephen na minha vida, mas tá difícil o.o
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério, Ana? Eu também estava nessa situação, mas recomendo começar o quanto antes! Porém, é bem capaz de você se viciar, rsrs. O cara é mestre, mesmo!

      Excluir
  5. Oi Thais, tudo bem linda?
    Eu sou apaixonada por histórias de terror e me pergunto porque nunca li nada do King até agora.
    Tenho muita curiosidade de ler algum livro dele e não tenho nenhum ainda em virtude do preço alto de seus livros principalmente.
    Adorei conhecer um pouco das suas impressões sobre O Cemitério! Fiquei com muita vontade de ler o livro agora e pretendo comprar, já que você indica.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também acho os livros dele bem caros! Mas recomendo comprar nas promoções, Black Friday e etc, assim sai bem mais em conta. Agora que comecei a ler os livros dele, não quero parar mais! Hahaha. Ainda mais por saber que vários filmes que já assisti têm um livro do Stephen por trás ;)

      Excluir
  6. Olá!
    Não sou muito fã de livros de terror.
    Ouço muito falar desse escritor, espero um dia pode ler um livro dele.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se puder leia sim, Suelen! Talvez você até comece a gostar de livros do gênero ;)

      Excluir

Design criado por Thaís Maria. Todos os direitos reservados.